O inverno passou, mas o frio continua no Rio de Janeiro. Um mês após o início da primavera, o estado enfrenta uma nova onda de frentes frias. Nesta terça (21), o dia amanheceu particularmente gelado: o termômetro chegou a 12,1°C em Jacarepaguá, na Zona Sudoeste, às 6h, temperatura mais baixa registrada em um mês de outubro no Rio desde 2014. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No interior do estado, o frio foi ainda maior. Pouco antes das 6h, o Parque Nacional de Itatitia registrou -5,2 °C em um dos picos da Serra da Mantiqueira. A informação foi confirmada pelo próprio Parque nas redes sociais.
Segundo o Inmet, uma massa de ar frio polar que se aproximou da costa brasileira nos últimos dias é a responsável pela queda nos termômetros. Ao mesmo tempo, o efeito da massa também interrompeu a sequência de manhãs chuvosas dos últimos três dias.
A ação da massa pode ser atribuída ao fenômeno da La Niña, que resfria de forma anormal a superfície do Oceano Pacífico.
Frio deve continuar nos próximos dias
O frio vai continuar ao longo desta terça (21), que tem previsão de temperatura variando entre 13ºC e 24ºC. Nos próximos dois dias, o clima fica parecido; a mínima sobe para 14°C na quarta (21) e para 16°C na quinta-feira (23). Não há previsão de chuvas e os dias devem continuar de Sol com algumas nuvens.