A Rio Ônibus não compareceu à audiência pública, realizada nesta quarta-feira (19), pela Câmara Municipal, para debater mudanças de itinerários em coletivos da cidade. Vereadores presentes na reunião criticaram a ausência.
Durante o encontro, a secretária de Transportes, Maína Celidonio, e o subsecretário de planejamento, Guilherme Braga, falaram sobre as alterações previstas. Presidente do colegiado, o vereador Felipe Michel (PP) pontuou a necessidade de uma fiscalização ativa nos serviços de ônibus do município.
“Desde o início deste colegiado vemos como o povo sofre na ponta dependendo do transporte público. Quando a prefeitura não executa, prejudica muito; mas quando executa, quem ganha é o povo. Vamos sempre fiscalizar e cobrar pelo bem da população”.
Membro da comissão, o vereador Luiz Ramos Filho (PSD) incluiu uma série de demandas dos passageiros da Zona Oeste. Entre elas estão trajetos em Guaratiba e a volta de linhas em Sepetiba.
“Foi a melhor audiência que tivemos, muito propositiva”, disse Ramos Filho.
Maína Celidonio ressaltou a retomada de 175 serviços de ônibus incluindo regulares, expressos, noturnos, entre outros desde junho de 2022, no período da pandemia. O equivalente a cerca de 40% das atividades do modal na cidade.
Segundo a gestora, essa retomada possibilitou um aumento de 15% no número de ônibus em circulação, chegando a um total de 3.800 veículos na frota.
“Dobramos o nível de serviço, e isso se repercute em 850 pontos que antes não passavam ônibus e agora atendem a população”, disse.