Inicialmente previstas para maio, as obras no Aeroporto de Jacarepaguá serão entregues antes do prazo, até o final de março. A informação é da jornalista Sophia Lyrio, do jornal “O Globo”, com base em atualização da concessionária Pax Aeroportos. A empresa é responsável pelo investimento de R$ 115 milhões na reforma, que começou em julho de 2025.
O objetivo das obras é adequar o Aeroporto de Jacarepaguá às regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A reforma inclui melhorias na pista de pouso, modernização do sistema de iluminação, construção de uma nova via de serviço e a criação de um “vertiporto”, destinado ao pouso de aeronaves elétricas conhecidas informalmente como “carros voadores”.
Obras do Aeroporto de Jacarepaguá entraram na mira do MP, mas tiveram liberação judicial
As obras no Aeroporto de Jacarepaguá estiveram no centro de uma disputa entre a concessionária e o Ministério Público do Rio (MPRJ). No ano passado, o órgão entrou com uma ação na Justiça para pedir a suspensão dos efeitos da autorização ambiental emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para a reforma. A Justiça do Rio, no entanto, negou o pedido do MP por entender que não havia evidências técnicas para justificar o pedido. O MP informou que pretende recorrer.


Boa notícia, mas não existe carro voador, assim como, não existe avião automóvel. Essa nova máquina é chamada de VERTICAL, tanto que o aeroporto dedicado a elas é chamado de Vertiporto.