O lançamento da pré-candidatura do deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ) a prefeito de Maricá, na Região Metropolitana, deixou no ar mais perguntas do que respostas sobre que candidaturas contarão com o apoio do petista. O evento, no ginásio do Esporte Clube Maricá, teve público de cerca de 20 mil pessoas.
A festa contou com a presença do deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Belford Roxo, na Baixada, Márcio Canella (União). No entanto, vale lembrar que o único prefeito daquela região a apoiar o presidente Lula (PT), na eleição de 2022, foi Waguinho (Republicanos), arquirrival de Canella.
Quaquá, é importante ressaltar, é vice-presidente nacional do PT. Portanto, terá pela frente uma escolha nada fácil: apoiar o único prefeito que deu palanque a Lula ou retribuir a visita de Canella, que postou até foto em suas redes sociais chamando o petista de “amigo”, após o lançamento da pré-candidatura em Maricá.
Outro questionamento é mais “a longo prazo”. Quaquá, em seu discurso, defendeu o nome do atual prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), para o Governo do Estado, em 2026. Todavia, não é segredo que o prefeito do Rio e aliado do deputado, Euardo Paes (PSD), postula concorrrer novamente ao Palácio Guanabara.
Uma eleição municipal, este ano, outra estadual, apenas em 2026, mas a pergunta no ar é a mesma: afinal de contas, quem Quaquá vai apoiar?