O aguardado curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC) será lançado em 2026. A graduação terá início após a publicação do Edital nº 15 do Ministério da Educação (MEC), que altera regras anteriores e permite que instituições comunitárias ofereçam cursos na área, desde que em parceria com hospitais públicos do mesmo município. As informações são do Diário do Rio.
A PUC-Rio, comunitária, filantrópica e sem fins lucrativos, cumpre todos os requisitos do MEC, incluindo a oferta de outros cursos na área da saúde e a formalização de parcerias de longo prazo com o poder público, garantindo serviços gratuitos e atividades de interesse social.
Fundada em 1941, a universidade recebeu reconhecimento oficial em 1946 e, em 1947, passou a ser considerada pontifícia. Atualmente, está entre as mais prestigiadas da América Latina, figurando entre as 10 melhores da região segundo o Times Higher Education Impact Rankings 2025, e é apontada como a melhor universidade privada do Brasil.
A instituição também se destaca pelo empreendedorismo acadêmico, por meio da incubadora Gênesis, que mantém 90% das startups orientadas após o programa. O edital consolidado será publicado em breve no portal do MEC, oficializando o início do curso em 2026.