Foi lançado nesta quarta-feira (5), no Estação Net Gávea, na Zona Sul do Rio, o livro “Proteja os Seus Filhos – Em Defesa de Quem Mais Precisa”, uma iniciativa do comissário de Polícia Civil Daniel Viana, que propõe ferramentas contra violência infantil. A obra chega em um momento em que dados do Anuário de Segurança Pública de 2025 apontam que 60.394 crianças e adolescentes foram vítimas da violência em 2024. Um aumento de 9,4% nos casos de abandono de incapaz e de 8,1% nos de maus-tratos contra a população de 0 a 17 anos.
Diante deste cenário, um grupo de especialistas no tema se uniu para fortalecer a rede de proteção infantojuvenil em 27 capítulos assinados por magistrados, promotores, policiais, médicos, professores e lideranças sociais.
Cada parte do livro, lançado pela MCL Editora, explora um aspecto da proteção, oferecendo caminhos de prevenção e enfrentamento. Daniel Viana, que atua na linha de frente no combate à violência infantil, assina dois deles. Segundo o investigador, a publicação tem o objetivo de ser uma ferramenta acessível para capacitar a sociedade.
“Este é um livro que nasce de vivências reais e do compromisso de quem está no combate diário pela proteção das crianças. Temos uma missão simples e urgente: ajudar pais, mães, professores e cuidadores a protegerem as crianças. Queremos que essas informações cheguem às famílias, escolas e instituições como uma ferramenta prática e humana”, afirma ele.
Secretário de Polícia Civil do Rio, Felipe Curi, escreveu prefácio do livro que propõe ajudar no combate à violência infantil
Com prefácio do secretário de Polícia Civil do Rio, Felipe Curi, o livro reúne nomes como o vereador Leniel Borel, autor da Lei Henry Borel; a desembargadora Ivone Ferreira Caetano; o promotor Casé Fortes; o desembargador Fábio Dutra e a apresentadora Gardênia Cavalcanti, entre outros colaboradores.

