Com a aproximação do Dia dos Pais, o estado do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e o Procon, realizou uma operação especial de fiscalização em bares e shoppings das zonas Norte e Oeste da capital fluminense. Ao todo, 37 estabelecimentos foram autuados por práticas que ferem o Código de Defesa do Consumidor.
Os locais foram escolhidos por registrarem maior movimento neste período, tanto para compras quanto para celebrações em família. Um bar localizado na Taquara foi interditado após a equipe de fiscalização identificar condições sanitárias graves: tela de proteção rasgada na área externa da cozinha, acúmulo de sujeira e gordura, teto com partes sem isolamento, latas vazias espalhadas, freezer enferrujado e presença de baratas mortas e vivas, inclusive na área de manipulação de alimentos.

Nos shoppings, os agentes constataram irregularidades como a ausência de preços nos produtos e a divulgação inadequada dos valores — em muitos casos, com destaque maior para o valor das parcelas do que para o preço total, o que pode induzir o consumidor ao erro.
Os estabelecimentos notificados têm até 15 dias para apresentar defesa.
Para auxiliar os consumidores nas compras para o Dia dos Pais, a secretaria e o Procon também divulgaram uma pesquisa de preços com produtos das categorias de eletrônicos, artigos esportivos e perfumaria masculina. Além disso, foram reforçadas orientações para uma compra mais segura e consciente. A pesquisa pode ser acessa neste link.