Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) prenderam um miliciano, nesta segunda-feira (7), acusado de integrar a facção criminosa liderada por Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho. O autor foi detido em Irajá, na Zona Norte do Rio, durante diligências da “Operação Torniquete”.
O criminoso estava foragido e foi localizado após trabalhos de inteligência e monitoramento da especializada. Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Segundo as investigações, o homem era integrante do grupo paramilitar que atua na Zona Oeste, em especial, nos bairros de Campo Grande, Paciência, Santa Cruz, Guaratiba e arredores. Além dos crimes pelos quais foi detido, o miliciano também é investigado por envolvimento em homicídios na região.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade.
Desde setembro, já são mais de 480 presos, além de veículos e cargas recuperados, avaliados em cerca de R$ 35 milhões. As ações incluem ainda o bloqueio de mais de R$ 70 milhões em bens e valores.