O professor Elias Jabbour, presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), recebeu, na noite desta sexta-feira (24), o título de Cidadão Carioca, na Câmara do Rio. Concedido pelo vereador Salvino Oliveira (PSD), o título reconhece a trajetória intelectual e o compromisso do paulistano Jabbour com a formulação de um projeto nacional de desenvolvimento.
“É uma alegria muito grande homenagear o Elias Jabbour com título de cidadão carioca. Ele tem dedicado a vida a pensar o desenvolvimento do nosso país e a superação das nossas mazelas. Agora, também empresta um pouco do seu prestígio e do seu pensamento acadêmico para o desenvolvimento da nossa cidade. Fico muito feliz porque ele é uma figura importante não só para nossa cidade, mas para o Brasil de uma maneira geral”, afirmou Salvino.
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o presidente estadual do PCdoB-RJ Daniel Iliescu, a deputada estadual Dani Balbi (PCdoB-RJ) e a vereadora Maíra do MST (PT) participaram do evento. Professor associado da UERJ e presidente do IPP, Jabbour é referência nacional nos estudos sobre desenvolvimento, planejamento territorial e economia urbana. À frente do Instituto, ele tem fortalecido o uso de dados e tecnologias geoespaciais como instrumentos de formulação de políticas públicas, o que o torna um dos principais centros de inteligência urbana do país.
Cinsultor do ‘Banco do Brics’, Jabbour é reconhecido por livro sobre a China, premiado em 2022
Consultor sênior do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o “Banco dos BRICS”, em Xangai, Jabbour é autor de diversos livros e artigos, reconhecido especialmente pela obra China: o socialismo do século XXI, premiada em 2022 com o Special Book Award of China, o maior reconhecimento literário concedido a autores estrangeiros.
“Receber o Título de Cidadão Carioca é uma emoção enorme. O Rio é uma cidade que carrego no coração e que tem sido, há muitos anos, o centro das minhas reflexões e do meu trabalho sobre desenvolvimento econômico e social”, afirmou.

