O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, visitou nesta segunda-feira (27) o barracão da Acadêmicos de Niterói, na Cidade do Samba, para conhecer de perto os preparativos do desfile que vai levar a trajetória do presidente Lula à Marquês de Sapucaí em 2026.
O encontro reuniu o presidente Wallace Palhares, o carnavalesco Tiago Martins, a direção da escola e integrantes das equipes de criação do enredo que marcará a estreia da agremiação no Grupo Especial.
Freixo destacou a força cultural e simbólica do projeto, sem deixar de brincar com o coração verde e rosa.
“Sou suspeito para falar desse enredo porque sou fã do presidente Lula, mas até quem não é fã e não vota nele, entende que a história do presidente é digna de um enredo de grupo especial. O único problema é que sou Mangueira. Não dá para torcer contra a Mangueira, nem contra o presidente”, brincou Freixo.
Enredo sobre Lula será dividido em fases, da infância em Garanhuns à luta sindical
Com assinatura de Tiago Martins, o enredo organizará a narrativa em fases marcantes da vida de Lula, da infância pobre Garanhuns à luta sindical e a projeção política que o levou a comandar o país já estão sendo transformadas em fantasias e alegorias.
A escolha do tema nasceu do reconhecimento de que a história do presidente conversa com milhões de brasileiros.
“A ideia de falar sobre o presidente Lula surgiu do fato de a história dele ser parecida com a de milhões de brasileiros. Não vai faltar gente assistindo ao desfile e se identificando com a história. Minha família, por exemplo, é toda pernambucana como ele. E veio para o Rio ganhar a vida como ele, que foi pra São Paulo. Quando mostrei o enredo para a minha vó, começou a chorar”, explicou o presidente da escola, Wallace Palhares.

