Em discurso na Câmara de Vereadores, nesta terça feira (11), Flávio Valle (PSD), presidente da Comissão de Turismo, sugeriu que sejam discutidos limites para o financiamento do carnaval. Na fala, contudo, ele ressaltou a importância da festa para a economia carioca e destacou os números da arrecadação de impostos (ISS): mais de R$ 530 milhões.
“Precisamos discutir certos limites no financiamento do Carnaval. Por muito tempo, a prefeitura precisou aportar recursos e ela historicamente sempre fez esse papel com muita maestria, mas hoje o Carnaval é muito mais sofisticado. A cada ano que passa, a Liga Independente (Liesa) vai ficando, de fato, mais independente. E o governo do estado, há alguns anos, começou também a colocar dinheiro”, disse.
No entanto, o vereador ponderou que, a partir do momento em que se financia demais, com diversas esferas, seja a liga, a prefeitura ou o governo estadual, pode acabar gerando “externalidades negativas”. Dessa forma, propôs que, nas próximas sessões, seja debatido o futuro do financiamento do carnaval a fim de se estabelecer um limite.
“Claro que o carnaval é importante, o financiamento da prefeitura, do governo e a própria Liesa, com as receitas próprias, mas a gente precisa se atentar e de repente estabelecer um limite para que, em conjunto, possa ter um financiamento bonito para essa festa tão grande, que é o carnaval carioca”, complementou.