A Prefeitura do Rio anunciou, nesta quinta-feira (11), a liberação da faixa seletiva da Avenida Brasil para carros de passeio e motos a partir de 23 de abril. A medida tenta melhorar a fluidez do trânsito, contornando o congestionamento acima do normal na via desde a inauguração do BRT Transbrasil, que ocupou duas faixas da pista.
Motos e carros de passeio voltarão a usar três das quatro faixas da via expressa, mas com algumas regras: em dias úteis, os horários de circulação para estes grupos na seletiva será das 10h às 16h e das 20h às 5h. Nos finais de semana e feriados, a circulação é livre o dia todo. A circulação nesta faixa deverá obedecer a velocidade máxima de 60 km/h, reduzindo para 40 km/h nas proximidades das estações do BRT.
A pista mais à esquerda nos dois sentidos permanece exclusiva para o Transbrasil. O motorista que a invadir poderá levar multa. Os caminhões continuam sem poder circular tanto na exclusiva, quanto na seletiva.
A faixa seletiva tem 14,4 quilômetros de extensão, entre o Trevo das Margaridas (Rodovia Presidente Dutra) e o Caju (Viaduto da Treliça). A calha à esquerda na pista central da Avenida Brasil segue exclusiva para os articulados do BRT em todos os horários.