O projeto da Prefeitura do Rio para trazer mais voos internacionais à capital começou a “decolar” nesta segunda-feira (27). A Secretaria de Desenvolvimento Econômico regulamentou, em resolução publicada no Diário Oficial, o funcionamento do Programa Municipal de Fomento a Novas Rotas Aéreas Internacionais.
A medida prevê que as companhias aéreas participantes da iniciativa mantenham por, pelo menos, dois anos as novas rotas criadas através dos incentivos oferecidos pela Prefeitura para ampliação da malha aérea. O objetivo do projeto é aumentar a frequência de voos internacionais para a capital como forma de atrair mais turistas.
Número de voos internacionais deve aumentar 20%
Uma das previsões da resolução é ampliar em, no mínimo, 20% a frequência de voos internacionais. Com isso, o Programa tem como meta aumentar, também, o número de passageiros, que deve crescer em 10% a partir do segundo ano. A taxa de ocupação dos voos e a estimativa de empregos gerados serão critérios de desempenho avaliados pelo Programa.
O valor do incentivo oferecido a cada companhia aérea participante não foi divulgado e deve ser estabelecido em breve através de acordo de fomento. Empresas em dia com responsabilidades fiscais e com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) poderão participar e devem se candidatar à seleção nos próximos dias.




