A Prefeitura do Rio inaugurou neste domingo (28) a piscina olímpica do Parque Oeste Ana Gonzaga, em Inhoaíba. O equipamento, utilizado nos Jogos Olímpicos de 2016, foi palco das despedidas do americano Michael Phelps, considerado o maior nadador de todos os tempos, e do multicampeão paralímpico brasileiro Clodoaldo Silva, o “Tubarão das Piscinas”.
A inauguração contou com a presença do prefeito Eduardo Paes (PSD) e do vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD). Com isso, a estrutura passa a integrar o cotidiano da população da Zona Oeste.
“Hoje é um dia muito importante. Este é o último legado olímpico que faltava entregar. Nenhuma cidade que realizou Jogos Olímpicos fez como a Prefeitura do Rio. Todos os equipamentos — o Parque Radical, o Parque Rita Lee, as escolas construídas na Zona Oeste — tudo da Olimpíada foi utilizado posteriormente”, afirmou Paes.

Sobre a piscina olímpica
A piscina olímpica tem medidas oficiais de competição, com 50 metros de comprimento, e segue os padrões internacionais utilizados em grandes eventos esportivos. Proveniente do Estádio Aquático Olímpico dos Jogos Rio 2016, a estrutura foi desmontada, transportada e reinstalada no Parque Oeste.
O equipamento será administrado pela Secretaria Municipal de Esportes. As inscrições começam em 6 de janeiro, na secretaria do Parque Oeste. A piscina oferecerá aulas de hidroginástica às quartas e sextas-feiras e aulas de natação às terças e quintas-feiras, para diferentes faixas etárias:
- Baby: 3 meses a 3 anos
- Infantil 1: 4 a 6 anos
- Infantil 2: 7 a 9 anos
- Infantil 3: 10 a 13 anos
- Adolescente: 14 a 17 anos
- Adulto: maiores de 18 anos
O equipamento servirá como área de lazer para a Zona Oeste
Nos fins de semana, a piscina funcionará como área de lazer, com capacidade limitada conforme normas de segurança. Crianças menores de 12 anos devem estar sempre acompanhadas por responsáveis, devido à profundidade de dois metros. Não será permitida a entrada de animais ou de objetos de vidro nas dependências do equipamento.
“Essa é a última entrega do legado dos Jogos Rio 2016. Vamos transformar esta piscina em uma verdadeira Vila Olímpica, com muitas atividades, aulas de natação e também uma área de lazer, que é muito importante para o Parque Oeste. Esta entrega vai representar muito para a região”, finalizou o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.

