Quem ainda não acertou as contas com o Leão pode aproveitar o feriado de Corpus Christi para declarar o Imposto de Renda de 2024. O prazo termina nesta sexta-feira (31), e os contribuintes que não enviarem as informações na data estarão sujeitos à multa. Neste mesmo dia, a Receita Federal inicia o cronograma dos lotes de restituição.
Para facilitar o preenchimento, a Receita Federal disponibilizou uma nova ferramenta, a declaração pré-preenchida. Nesta opção disponível para contribuintes com contas prata ou ouro do gov.br, diversos campos de informações já vêm completos, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos. Entretanto, é importante conferir cada item para evitar o envio de erros.
É preciso ficar atento ainda para informar todos os rendimentos, sejam eles tributáveis, isentos ou exclusivos. Especialistas apontam que é justamente a omissão de rendas, como aluguel ou rescisões, que fazem a declaração cair na malha fina.
Outro problema é inconsistência na apresentação de deduções. De acordo com a Receita Federal, no ano passado, 58% das retenções foram por erros em descontos, principalmente nas despesas médicas.
Pagamento de restituições
O primeiro lote de depósito com as restituições será liberado neste dia 31 de maio, segundo cronograma emitido pela Receita Federal. Entre os incluídos de forma prioritária estão pessoas acima de 80 anos, idosos com deficiência ou doença grave e contribuintes que utilizaram o modelo pré-preenchido.
A correção dos valores de restituição pela taxa Selic se inicia partir da data prevista para a entrega da declaração de rendimentos. A consulta pode ser feita neste link.