Contribuintes do Rio têm até o dia 30 de setembro para usar os créditos acumulados na Nota Carioca e garantir descontos no IPTU de 2026. O procedimento, disponível no site notacarioca.rio.gov.br, permite que valores sejam direcionados para imóveis residenciais ou comerciais da cidade, reduzindo ou até zerando o valor do imposto.
Podem ser utilizados os créditos vinculados a CPFs identificados em notas fiscais emitidas a partir de 1º de janeiro de 2023, desde que o ISS tenha sido recolhido pelo prestador do serviço. Para transferir os valores, é preciso estar cadastrado no sistema e informar o número de inscrição do imóvel, disponível na guia do IPTU. O valor mínimo para direcionamento é de R$ 1.
Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda, há cerca de R$ 183 milhões disponíveis em créditos para os cariocas. Os benefícios podem ser aplicados mesmo em imóveis com débitos de IPTU, mas não são válidos para quem possui apenas cobrança da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL).
Além disso, créditos de diferentes CPFs podem ser direcionados para o mesmo imóvel, sem necessidade de vínculo de propriedade. Mas é importante destacar: os créditos da Nota Carioca expiram dois anos após a sua geração — ou seja, os de 2023 vencem em 30 de setembro, caso não sejam utilizados.

