Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros realizaram 43.506 ações preventivas e 453 resgates nas praias do litoral do estado do Rio nos três primeiros dias de carnaval. O balanço ocorre em meio ao aumento do fluxo de banhistas durante o feriado prolongado e integra a Operação Verão.
Os dados fazem parte do levantamento da corporação, que aponta crescimento das ocorrências de salvamento marítimo ao longo do verão. Entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro de 2026, foram registradas 324.901 prevenções e 4.871 resgates no mar.
Investimento no Corpo de Bombeiros passa de R$ 20 milhões
Segundo o governo do estado, os resultados estão associados ao reforço da estrutura de salvamento marítimo. De acordo com o governador Cláudio Castro (PL), foram investidos mais de R$ 23 milhões na modernização de equipamentos e no fortalecimento das condições de trabalho dos bombeiros.
“Os números registrados nos primeiros dias deste carnaval e ao longo da Operação Verão mostram que planejamento, tecnologia e presença efetiva nas praias fazem a diferença na proteção de moradores e turistas”, afirmou Castro.
‘Ágil, eficiente e preventivo’
O secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles, destacou a implantação de postos móveis de salvamento como um dos avanços da Operação Verão.
“Essas estruturas ampliam a nossa capacidade de resposta e garantem mais mobilidade às equipes, que podem se reposicionar de forma estratégica conforme o fluxo de banhistas e as mudanças nas condições do mar. Com isso, tornamos o atendimento ainda mais ágil, eficiente e preventivo em toda a orla do estado”, concluiu o coronel.

