ATUALIZAÇÃO, às 11h30, com complemento enviado pela Casa Civil
A Secretaria da Casa Civil aderiu a uma ata de registro de preços e está contratando, por R$ 73,8 milhões, a IPQ Tecnologia Ltda para serviços de videomonitoramento de vias públicas, com programa de reconhecimento de placas veiculares.
Pelos próximos três anos, a empresa será responsável pela análise de tráfego nas rodovias do estado, no que diz respeito a equipamentos, programas e manutenção.
O pregão foi realizado pelo Proderj, autarquia de tecnologia da Secretaria de Transformação Digital.
A subsecretaria especial de Controle de Divisas, da Casa Civil, informa que a IPQ Tecnologia será a empresa responsável pela modernização tecnológica “Guardião de Divisas” a ser implantada na Operação Foco (antiga Barreira Fiscal), “cujo objetivo é unir as forças estaduais, federais e municipais, oferecendo nas ações dos agentes maior assertividade nas abordagens nas rodovias”.
“Além de garantir mais transparência, o projeto Guardiões de Divisas pretende aumentar, em até três vezes em relação aos dias atuais, a receita do Estado do Rio de Janeiro”, diz a nota enviada pela Casa Civil.
Ainda segundo a secretaria, o contrato de R$ 73,8 milhões assegura que a empresa fica responsável por oferecer, ao longo de três anos, todo equipamento e programa, além de garantir a manutenção. O projeto tem início imediato e todo o serviço de monitoramento deve estar em pleno funcionamento até dezembro.