As polícias Civil e Militar, em parceria com o Ministério Público (MPRJ), prenderam 17 suspeitos, nesta segunda-feira (29) em uma operação contra o avanço do Comando Vermelho na Zona Sudoeste do Rio. As informações são da TV Globo.
A ação teve como foco as regiões de Gardênia Azul e da Cidade de Deus, consideradas estratégicas para a logística de expansão da facção criminosa. Ao todo, 22 pessoas foram denunciadas, e os agentes cumpriram 12 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão.
Tropas do Bope e da Core foram recebidas a tiros. Em reação, criminosos ergueram barricadas em vias importantes, incendiaram veículos e interditaram trechos da Avenida Ayrton Senna e da Avenida Tenente-Coronel Muniz de Aragão. Linhas de ônibus precisaram ser desviadas.
Além disso, 16 escolas e duas unidades de saúde suspenderam atividades, enquanto outras três restringiram serviços externos. A secretaria de Educação confirmou que 12 escolas foram afetadas na Cidade de Deus e quatro na Gardênia Azul.
A operação tem como alvo células do Comando Vermelho que usam violência armada para intimidar moradores, expulsar famílias e até monitorar incursões policiais com drones. Essas áreas são apontadas como bases estratégicas para a expansão da facção em toda a Grande Jacarepaguá.

