De 17 a 19 de abril, dois oficiais da área de tecnologia da Polícia Militar do Rio farão uma visita técnica à Secretaria de Segurança do Estado do Piauí. O tenente-coronel Vanildo Sena Lopes e o major Thyago Ferreira Vieira vão conhecer de perto o projeto desenvolvido pelo estado nordestino de combate ao roubo de celulares.
A inteligência da polícia do Piauí desenvolveu um programa para rastrear os aparelhos a partir de informações obtidas com a colaboração de operadoras de telefonia móvel. Ordens judiciais obrigam as empresas a fornecer informações sobre abertura de novas linhas em aparelhos irregulares. Com esse banco de dados que inclui o IMEI — o número do “chassi” de cada aparelho — a polícia consegue saber onde e com quem está cada celular.
Após a adoção do programa, as autoridades do Piauí recuperaram e devolveram aos verdadeiros donos seis mil aparelhos. No primeiro trimestre deste ano, o índice de roubo de celular no Piauí registrou uma queda de 44% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Teresina, a redução chega a 50% nesse intervalo. O número de furtos de aparelhos caiu 18%.
No Rio, foram registrados 1.683 roubos de celulares só em fevereiro deste ano, de acordo com os números do Instituto de Segurança Pública (ISP). Esse volume de roubos foi 53% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado.