A Prefeitura do Rio instalou as placas que oficializam o nome do Circuito Preta Gil no trajeto dos megablocos de carnaval no Centro da cidade. Ao menos dois pontos da Avenida Presidente Antônio Carlos já exibem a nova sinalização, marcando a homenagem à cantora, que morreu no último domingo (20).
As placas trazem o nome completo do percurso: “Circuito de Blocos de Rua Preta Gil”. A medida dá visibilidade ao decreto publicado no Diário Oficial da última terça-feira (22), que rebatiza o trajeto em reconhecimento à contribuição da artista para o carnaval carioca.
‘Ela encantou o Brasil’
Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD) divulgou imagens da nova sinalização e destacou a importância de Preta Gil para a cultura da cidade.
“Ela encantou o Brasil com sua alegria e carisma. Mostrou que devemos nos orgulhar daquilo que somos. Amanhã nos despedimos de Preta Gil, mas ela permanecerá viva na memória de todos nós com o Circuito Preta Gil”, escreveu.
Preta Gil enfrentava um câncer no intestino
Preta Gil morreu no último domingo (20), nos Estados Unidos, em decorrência de complicações causadas por um câncer no intestino. A cantora enfrentava a doença desde 2023. Apaixonada pelo carnaval, ela foi a criadora do Bloco da Preta, um dos megablocos mais populares do Rio.
O corpo da artista será velado nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio, em cerimônia aberta ao público, das 9h às 13h.
Sobre o velório
Antes do velório, haverá um cortejo simbólico pelo trajeto do “Circuito Preta Gil”, que começa na Rua Primeiro de Março, passa pela Avenida Presidente Antônio Carlos e termina na altura da Rua Araújo Porto Alegre, no Centro.
Após a despedida no teatro, o corpo seguirá em carro do Corpo de Bombeiros até o Cemitério da Penitência, no Caju.
O percurso será: Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Viaduto do Gasômetro, pista lateral da Avenida Brasil (Caju) e Rua Monsenhor Manuel Gomes.
Esquema de trânsito
Ruas no entorno do Theatro Municipal começaram a ser interditadas para estacionamento às 19h desta quinta-feira. Veja o esquema divulgado pela Prefeitura do Rio:
Proibição de estacionamento
- Das 19h de quinta-feira às 18h de sexta-feira:
Toda a extensão da Avenida Treze de Maio. - Das 6h às 18h de sexta-feira:
Rua Araújo Porto Alegre, em toda a extensão;
Avenida Evaristo da Veiga, entre a Rua Senador Dantas e a Avenida Rio Branco.
Interdições ao tráfego
- Das 23h de quinta-feira às 18h de sexta-feira:
Avenida Treze de Maio;
Rua Manoel de Carvalho, na esquina com a Avenida Treze de Maio. - Das 6h às 18h de sexta-feira:
Rua Araújo Porto Alegre.