A Polícia Federal (PF) deu início, na noite desta terça-feira (16), à transferência do ex-deputado TH Joias para o sistema penitenciário federal. A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
TH, preso desde 3 de setembro, estava detido na Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8), no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste. A mudança foi determinada no mesmo dia da prisão do relator do caso envolvendo o ex-parlamentar, desembargador Macário Judice Neto, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).
TH Joias é acusado de envolvimento com o Comando Vermelho
Em comunicado oficial, o superintendente regional da PF no Rio, Fábio Galvão, destacou que as investigações continuam para esclarecer integralmente os crimes cometidos. TH é acusado de tráfico internacional de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e fornecimento de armas à facção criminosa Comando Vermelho (CV).
“Estamos promovendo, nesta noite, a transferência do ex-deputado estadual para presídio federal, por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Vale ressaltar que as investigações continuam, visando apurar os fatos em toda a sua extensão”, afirmou Galvão.
Presidência do TRE passa para novas mãos
O desembargador Cláudio de Mello Tavares assumiu a presidência do TRE nesta terça-feira e estará à frente das próximas eleições, em 2026. Na cerimônia, ele destacou: “Não haverá espaço para candidaturas patrocinadas pelo crime organizado ou tráfico de drogas.”
No mesmo evento, realizado no Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), o desembargador Fernando Cerqueira Chagas também foi eleito membro efetivo da Corte, assumindo ainda a Corregedoria Regional Eleitoral e a vice-presidência do colegiado.

