A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Cabo Frio, na Região dos Lagos, na manhã desta quarta-feira (17), durante a deflagração da Operação Side Job 2. A ação mira um esquema de venda de diplomas falsos de cursos superiores, técnicos e de ensino médio, usados em todo o Brasil.
Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz) atuaram na operação com apoio da delegacia da PF em Macaé.
Investigação começou após Crea denunciar diplomas de engenharia falsos
A apuração teve início em outubro de 2024, após denúncia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ). O órgão identificou que um homem utilizou um diploma falso de Engenharia Civil para obter registro profissional.
Com o aprofundamento das investigações, a Polícia Federal conseguiu identificar os responsáveis pela emissão do documento fraudulento, o que levou ao avanço das diligências e à deflagração da Operação Side Job 2.
Durante as buscas em Cabo Frio, os policiais apreenderam celulares, um disco rígido (HD), cerca de 20 diplomas falsificados e outros documentos, que serão encaminhados para perícia na Superintendência da PF no Rio de Janeiro.
Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa e falsificação de documento público.

