A Polícia Federal (PF) apreendeu, na noite de quinta-feira (3), R$ 1.859.040,00 em espécie, que estavam em dois veículos estacionados na garagem de um centro empresarial localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Um dos investigados é suspeito de praticar corrupção eleitoral e lavagem de capitais.
Na ação, os policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão na sede de duas empresas em atuação no Rio, sendo que o dono de uma delas é suspeito de praticar corrupção eleitoral e lavagem de dinheiro. Os mandados judiciais foram expedidos pela 188ª Zona Eleitoral da Justiça Eleitoral.
Durante as buscas, os policiais encontraram o dinheiro distribuído em caixas de papelão dentro de dois veículos de uso exclusivo do investigado, que se encontravam estacionados no subsolo do centro empresarial.
Os valores apreendidos foram encaminhados à Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro para o prosseguimento das investigações, no âmbito de inquérito policial instaurado para apurar a prática de corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A ação foi desenvolvida pelo Grupo de Combate aos Crimes Eleitorais (GET) e pela Delegacia de Direitos Humanos e Defesa Institucional (DELINST) da PF no Rio de Janeiro.
Com esta apreensão – a terceira realizada nesta semana –, a Polícia Federal no Rio contabiliza, até aqui, o montante de R$ 3.929.040,00, em espécie, apreendidos em ações de combate à prática de corrupção eleitoral neste ano de 2024.