A primeira pesquisa Quaest sobre a intenção de votos para prefeito de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, revela o empate técnico entre Tuninho da Padaria (PT), Clébio Jacaré (União Brasil) e Dudu Reina (PP). Os três estão embolados dentro da margem de erro — que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Tuninho e Jacaré têm 18% das intenções de voto e Reina, 13%. Indecisos somam 8%. Mas o vencedor, de acordo com o levantamento, é… nenhum dos candidatos. Nada menos que 43% dos entrevistados dizem que votarão em branco, nulo ou nem pretendem aparecer na sua zona eleitoral. Na pesquisa espontânea, a situação é ainda mais grave: os indecisos chegam a 90%.
Tuninho é apoiado pelo deputado federal Lindbergh Farias, ex-prefeito da cidade, e pelo presidente Lula. Reina é afilhado político do atual prefeito, Rogério Lisboa, e conta com a simpatia do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Quando apresentados os padrinhos de cada um, o desenho muda. Ao citar Lisboa, Reina salta de 13% para 35%. Ao acrescentar o apoio de Bolsonaro, chega a 38%. Tuninho também ganha com a associação a Lindbergh e sobe de 18% para 22%; e ainda atinge 29% quando o apoio de Lula é mencionado. Aliás, 35% disseram que votariam num candidato apontado por Bolsonaro, mesmo sem conhece-lo. Outros 26% informaram que seguiriam Lula incondicionalmente.
Para o segundo turno, a pesquisa projetou dois cenários: Clébio Jacaré seria derrotado por 34% a 25% no embate com Dudu Reina e por 33% a 25% no confronto com Tuninho da Padaria. Nos dois casos, 35% informam que preferiam marcar em branco, nulo ou não iriam votar.
Avaliação de Lisboa
A avaliação da administração de Rogério Lisboa é considerada positiva por 34% dos entrevistados; regular por 40%; e negativa por 21%. O asfaltamento das ruas foi o que mais melhorou na cidade, segundo 65% dos entrevistados. O que piorou mais foi o trânsito, de acordo com 64%.
Foram entrevistados 708 eleitores, face-a-face, por aplicação de questionários estruturados, entre os dias 14 e 16 de junho de 2024. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral e protocolada sob o número RJ-08487/2024 no dia 18 de junho de 2024.