As linhas de ônibus substitutas que começaram a rodar nesta semana, para substituir as operadas pela Real Auto Ônibus e pela Transportes Vila Isabel, deixaram os terminais tumultuados no Rio na manhã desta terça (03). Segundo passageiros, os novos ônibus não estão “dando vazão” para quem vai da região central da cidade para a Zona Sul.
Após a interdição da garagem das duas empresas de ônibus no fim de semana, duas novas linhas começaram a circular nesta segunda (02): a SV319, que substitui a 309 no trajeto da Central do Brasil ao Terminal Alvorada; e a 164, que entra no lugar da 163 ligando o Terminal Gentileza ao Leme
O número de veículos nas linhas, porém, tem sido insuficiente, segundo passageiros. No caso da SV319, apenas quatro ônibus circulavam na manhã desta terça, segundo dados do aplicativo “Lá vem o Ônibus”. Já no caso da 164, eram apenas cinco carros no início do dia.
Outras linhas de ônibus substitutas já começaram a circular na semana passada
Nas últimas semanas, a prefeitura já tinha inaugurado outras linhas substitutas: 162 (Terminal Gentileza x Leblon, para substituir a 112), 319 (Terminal Alvorada x Central do Brasil, no lugar da 309), 160 (Terminal Gentileza x Leblon via Túnel Rebouças, no lugar da 460), 475 (Metrô São Cristóvão x Leblon, também no lugar da 460) e 111 (Central do Brasil – Leblon, no lugar da 111).
No caso destas, as linhas já operam com pelo menos seis carros ou mais na manhã desta terça (03). Em resposta, a prefeitura disse que as outras linhas novas devem ser ampliadas nos próximos dias, de acordo com a análise do fluxo nesse início de semana.
A prefeitura também informou que a MOBI-Rio, responsável pelo sistema BRT, se prepara para assumir a operação das linhas inativas Vila Isabel de forma temporária. A medida está prevista no acordo judicial firmado em abril do ano passado entre a prefeitura, Ministério Público do Rio (MPRJ) e os consórcios operadores. O acordo estabelece a antecipação do processo de licitação das novas concessões, originalmente previsto para 2028, que passa a ser realizado em fases.

