O prefeito Eduardo Paes (PSD) está investindo R$ 400 mil para ter a consultoria e os serviços do ex-inimigo Rodrigo Bethlem na sua campanha de reeleição este ano. De acordo com a prestação de contas parcial, a Arrow Agência Digital, Marketing e Parceria Ltda, que tem Bethlem como um dos sócios, é o segundo fornecedor que mais recebeu até o momento — atrás apenas do R$ 7 milhões pagos à empresa do marqueteiro Marcello Faulhaber.
Bethlem já foi o homem-forte de Paes, como “xerife” da Secretaria de Ordem Pública, secretário de Governo e de Assistência Social. Mas caiu em desgraça depois de 2014, quando vieram à tona denúncias de que ele estaria envolvido em esquema de desvio de recursos públicos através de contratos com organizações sociais. Os processos ainda estão em andamento.
Na época, Paes disse que “errou ao apostar em Bethlem” e pediu rigor nas investigações. A devassa na Secretaria de Assistência Social deu início à guerra, com o ex-aliado se tornando um dos principais opositores do prefeito.
Mas a bandeira branca foi levantada do fim do ano passado. Os dois não só fizeram as pazes como Paes convidou Bethlem para integrar a campanha de 2024. E com consultoria bem paga, como mostra a prestação de contas.
Está gravado
Opositores de Bethlem andaram procurando o jornalista Eduardo Tchao para pedir que o episódio do podcast com entrevista o ex-deputado nunca seja retirado do ar. Uma das falas de Bethlem contra Paes dizia respeito sobre fingir que não conhece” bem o ex-governador Sérgio Cabral.
“Mergulharam juntos na piscina no fim de festa”, contou, com ironia, na entrevista.
É que ao se acertar com o prefeito, o agora consultor político irritou um grupo de parlamentares, com quem vinha traçando estratégias para derrotar Paes em outubro.
COM COLABORAÇÃO DE FÁBIO MARTINS