Em pronunciamentos públicos, o prefeito Eduardo Paes (PSD) se mostra convicto de que tem o apoio popular para a criação da Força Municipal de Segurança, que será armada. Já nos bastidores, não é bem assim. A prefeitura lançou uma pesquisa para saber se o carioca apoia ou não a medida.
A pesquisa, cabe ressaltar, foi contratada, sem licitação, por R$ 4 milhões junto ao instituto Atlas Intel, cujo objetivo é “fazer o monitoramento dos projetos de governo”. A pergunta número 22 do questionário, que circula por meio do Instagram, traz a indagação sobre o projeto.
“O prefeito Eduardo Paes submeteu uma proposta de lei para a criação de uma força armada de segurança municipal. Você é contra ou a favor dessa proposta?”, diz a questão.
Também há na pesquisa outras perguntas sobre segurança, tema que vem sendo constantemente abordado pelo prefeito, já mirando uma provável disputa para o governo estadual em 2026. A questão 20 quer saber do carioca “quem você acredita ser o principal responsável por cuidar da segurança pública na cidade do Rio?”.

Pesquisa da prefeitura traz questionamentos políticos
Apesar de ser oficialmente voltada a “monitoramento de projetos”, o conteúdo da pesquisa mostra que ela também é usada para fins políticos. Exemplo disso são as questões 35 e 36, que querem saber em quem o morador do Rio votou no primeiro turno das eleições para prefeito, em 2024, e para presidente, em 2022.
Em versão anterior do questionário, ainda havia perguntas sobre qual é posição ideológica do pesquisado, além de questões sobre o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Logo depois, o questionário foi modificado e perguntas a respeito da avaliação de Paes passaram a encabeçar a lista.

Vereadores criticam proposta da Força Municipal
Enquanto Paes quer saber a opinião da população sobre a Força Municipal, vereadores oposicionistas já se manifestaram frontalmente contra a medida. A bancada do PL, em peso, fechou questão contra o projeto e subiu o tom nas críticas, classificando a medida como “inconstitucional”, “eleitoreira” e uma tentativa desesperada do prefeito de se vender como o novo xerife da cidade.
O líder do partido na Casa, Rogério Amorim classificou a proposta como uma “solução inconstitucional e mentirosa”. Carlos Bolsonaro, por sua vez, engrossou o coro e disse que Eduardo Paes acha que “agentes de segurança são carne de matadouro, que pode atirar homens e mulheres aos lobos para avançar em seu plano político pessoal”.
O modelo de contratação temporária e a falta de previsão orçamentária também viraram alvo. Fernando Armelau classificou a proposta como uma “pirotecnia para as redes sociais”. Poubel, por sua vez, foi além e anunciou uma moção de repúdio contra a proposta.
As manifestações dos parlamentares foram também uma reação à publicação debochada do prefeito no X, antigo Twitter, que disse: “Eu tinha que estar vivo para ver a bancada do PL na Câmara de Vereadores ser contra a criação de uma força de segurança armada, bem treinada, bem remunerada e oriunda das Forças Armadas na cidade do Rio. Vai entender…”.
Infelizmente não consigo dar sequência às perguntas? Obg
Só existe uma força de segurança municipal definida na Constituição: A Guarda Municipal, qualquer coisa que o prefeito Pinóquio queira inventar é inconstitucional.
O prefeito Eduardo Paes não promoveu NENHUM guarda municipal em 12 anos de mandato, não convocou nenhum concursado desde 2021, retirou vários direitos dos guardas municipais, resumindo: Eduardo Paes, quer acabar com a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, mas uma hora a máscara dele vai cair.
Uma aberração essa , essa pretensão de criação, um escárnio. Além de ser inconstitucional.
Criação de uma nova milícia no Estado. O município tem a Guarda Municipal que já era para estar fazendo esse papel, são 7.000 agentes já constituído, dentro da legalidade é só capacitar é armar.
Fazendo politicagem e querendo gastar o dinheiro do cidadão para fazer tranpulim obra o governo do Estado.
É um fanfarrão irresponsável…
Não existe respaldo jurídico, não consta na no antigo 144 da constituição, , então creio se for fazer algo que prepare a instituição que já está prevista em lei federal, pois o prefeito não tem competência para criar âmbito municipal outra força de segurança. Pois já existe a guarda municipal que funciona em todos os municípios do Brasil aonde foi criada… Sou contra. A criação do forča municipal de segurança
Segurança Municipal é com a Guarda Municipal. O Prefeito não quer investir na GMRIO, que há décadas vem sendo sucateadas, é só comparar com as GM’s das grandes capitais. Aqui eles pagam o PM pra fazer o trabalho do Guarda. Tem que investir na GM, dinheiro tem.
O município tem a Guarda Municipal.
Mais o prefeito quer criar uma milícia legalizada.
Os vereadores fazem esse joguinho, mais estão do lado do prefeito.
O prefeito, está fazendo campanha para o governo.
Não cuida do município, e agora quer acabar com o estado.
Onde está o link da pesquisa?
Não tem cabimento nem constitucionalidade o que ele quer implementar, vários prefeitos de outras cidades dá uma aula de como ajudar na segurança pública, que é armando e capacitando suas guardas. Não é possível ele com quase 7 mil homens, cheio de viaturas já presente e fazendo grandes eventos com maestria não utilizar essa força que já é amparada pela lei.
Essa força municipal que esse prefeito quer criar é uma vergonha! Um tapa na cara do Carioca, mais um meio de se beneficiar! Tem uma guarda municipal com homens super conhecedores da cidade do RJ. Faltando apenas investimentos por parte desse prefeito em capacitá-los e armar a guarda Municipal. Não consegue comandar uma guarda com 4mil homens, imagina ele como governador comandar mais de 30 mil homens da PM.
Sou totalmente contra o prefeito criar isso.
Tem a guarda municipal
Em outras estados a guarda é armada e faz um bom serviço. Só aqui que a guarda não funciona . O prefeito não está nem aí para os servidores. As bases da guarda municipal estão todas sucateadas, salário defasado. Vamos investir na guarda municipal.
Cadê o link da pesquisa???
Essa pesquisa é fake, ninguém consegue votar, e daqui a pouco aparece o resultado dizendo q a população aprova essa aberração
Vergonhoso é pouco, senão imoral! Não há respaldo para o prefeito criar essa aberração jurídica… Uma MILICIA armada, desempenhando o papel que a GCM do RJ deveria estar fazendo e a prefeitura se nega a cumprir uma lei federal que determina que as guardas municipais trabalhem como policia de proximidade
Totalmente inconstitucional e uma falta de respeito com os servidores da GM era só ele investir em treinamentos e parar de expor os guardas em combate a ambulantes pois não é serviço da Guarda fiscalizar e coibir comércio irregular . Coloca os guardas para um patrulhamento preventivo . Olha os números de roubos de celulares entre outros . Sr Prefeito o senhor é uma vergonha para a sociedade.
Nāo entendo a atitude do prefeito. Sou cintra, pois a cidade já tem a guarda municipal que já faz esse papel desde sempre e desarmada.
Bom dia ! A única força municipal de segurança pública constituída por lei é a Guarda municipal, Eduardo PAES está fazendo isso para não tirar os projetos milionários dos coronéis PMs que tem dentro da prefeitura, se qualificar e armar a guarda o porquê de manter os projetos coronéis PMs ? A matemática é exata !
Eduardo PAES engana a sociedade, dinheiro esse que poderia ser investido em escolas (creche integral) para ajudar milhares de pais quem precisam ou desafogar os hospitais que carece com atendimento de qualidade. Prefeito mentiroso 🤥.
O que O senhor Prefeito Eduardo Paes quer não é colaborador com um plano de segurança pública, e sim fazer plataforma política para governo do Estado. Que política pública é essa que desvaloriza o atual servidor da segurança pública Guarda Municipal e cria um monstro na segurança pública?
Um órgão de segurança pública sem previsão constitucional, sem estabilidade que trabalhará armado e não terá porte de arma de fogo fora do serviço. Rio de Janeiro não é para amadores, se você trabalha armada e combate a criminalidade, como será no dia de folga sem armas?
Outra questão…
Porquê não treinar e estruturar a Guarda Municipal que tem previsão constitucional? O que ele quer com esse plano é ter um agente armado na rua que seja seu e não do município.
Bem-vindos a zona chamada de Rio de Janeiro.
Ja existe uma forca de segurança que é a Guarda municipal. Eu sou contra essa aberracao
Esse prefeito não está preocupado com a população carioca, ao invés de capacitar a guarda municipal armando, pois já tem uma estrutura pronta além de um efeito bem disposto e capaz, fica fazendo factoide, ele mesmo recentemente alugou carros blindados pra ele e sua gente.A população não merece isso, pagar duas vezes pelos mesmo serviço.