O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou, nesta quinta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, a Praça Onze Maravilha, projeto que consolida os planos de transformação urbanística da região que foi o berço das escolas de samba. Além das já anunciada derrubada do Elevado Trinta e Um de Março (que será substituído por um mergulhão), e a instalação da nova Cidade do Samba às margens da Avenida Presidente Vargas, Paes apresentou o projeto da Biblioteca dos Saberes, que ficará onde hoje está o Terreirão do Samba, de condomínios residenciais e muitas áreas verdes e de convivência.
E novidades também no Porto Maravilha.
“A derrubada da Perimetral, o MAR, o Museu do Amanhã, os túneis, o VLT, a descoberta do Cais do Valongo, mudaram não só a paisagem, mas também a forma como cariocas e visitantes passaram a enxergar o Rio. Agora, a gente vai entregar aos cariocas o Parque do Porto e o Centro Cultural Rio África”, disse Paes, nas redes sociais.
No vídeo, coube ao o vice-prefeito, Eduardo Cavaliere (PSD), explicar a futura Praça Onze Maravilha.
“As origens da nossa cidade vão além do Porto. Bem perto dali havia um outro lugar onde o Rio se encontrava, que foi apagado em nome do progresso. Agora nós vamos trazer de volta aquele que foi o berço do samba, que reuniu o povo liberto, judeus, ciganos, italianos, portugueses e fazer nascer mais um projeto histórico. Como foi feito no Porto, vamos derrubar o Viaduto Trinta e Um de Março e construir uma grande esplanada, uma área de convivência, residenciais. Tudo isso integrado à Praça da Apoteose, que vai se tornar um espaço público como previsto no projeto original do Niemeyer”, disse Cavaliere.
Recursos para a Praça Onze Maravilha virão de PPPs
De acordo com reportagem publicada pelo jornal “O Globo”, a ideia é a verba estimada em R$ 1,75 bilhão necessária para pôr em prática todas as intervenções (que deverão estar prontas até 2032) seja financiada por investidores, numa Parceria Público-Privada (PPP).
Na próxima segunda-feira, Paes enviará à Câmara um projeto de lei para criar a Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU) da Praça Onze, com novas regras de construção e dos gabaritos do Estácio, do Centro, da Cidade Nova e da Cruz Vermelha, para estimular o mercado imobiliário a investir em novas moradias nas vizinhanças do Sambódromo. A projeção da prefeitura é que a região ganhe 25 mil novas residências.
O projeto para a área está sendo desenvolvido por um consórcio de empresas liderado pelo arquiteto Rodrigo Azevedo, que venceu um chamamento público feito pela prefeitura. Já o projeto da Biblioteca dos Saberes é assinado por Francis Kéré, de Burkina Faso, primeiro negro a vencer o prêmio Pritzker (2022), o Oscar da arquitetura.


O Rio está precisando urgentemente de outra Ponte Rio-Niterói, várias cidades do mundo localizadas em baías já possuem 2, 3 até 4 pontes, o Rio estacionou na primeira, que está totalmente saturada há pelo menos 10 anos, isso sim seria obra de um gestor antenado ao futuro e ao bem estar dos seus cidadãos, outro grande benefício pra cidade seria a ligação de barcas do Centro com a Barra/Recreio, não sei por que esse projeto nunca sai do papel, será que as empresas de ônibus ainda estão pagando propina? O prefeito é eleito para todos os cariocas e não devia ficar gastando dinheiro público com samba.
Começou bem, sugeriu algo positivo, mas, no fim, acabou falando merda!
O Rio precisa de metrô para a regiao da Leopoldina, abraçando Bonsucesso, OLARIA, PENHA e RAMOS.
Vc está certíssimo no seu comentário
Segundo o Google existem 30 bibliotecas públicas e 15 centros de cultura afro na cidade do Rio de Janeiro. A se confirmar, fica a pergunta: Precisamos mais? Por que não investir em coisas que a cidade carece?
Queremos metrô, casas para as pessoas, ao invés de ficar fazendo biblioteca pra isso ou pra aquilo, tal de África para todo lugar, deveria fazer o que a cidade conhecida no mundo todo precisa
Muito melhor seria um trem ligando o Rio a niteroi , outra ligaçao rodoviária nao faria sentido, temos q dar mais opçoes de transporte para q se di.inua o fluxo de automoveis e etc. Nas ruas
Morava no Catumbi. Em frente a Apoteose e veio o governo militar e desaprocentenas de família. Fomos jogados pra lugares que nem conhecíamos. Lugares que nem saneamento tinha. Hoje Paes quer de novo transformar em moradia. Acho que por direito nós que fomos arrancados de nossa história . Do nosso bairro, deveríamos por direito voltarmos a nossa origem. Termos o direito de voltarmos para onde nascemos..
Onde vc mora hoje!?
Mais uma obra faraônica do megalomaníaco, tantas famílias que já moram ali perto e precisam apenas serem enxergadas como cidadãos , com acesso a saneamento, escolas e segurança. Isso sim traria dignidade a essas pessoas sem um custo exorbitante e desnecessário para o contribuinte.
👏👏👏👏👏👏
Perfeito,esse sujeitinho tem que se preocupar mais é com a limpeza,o abandono e principalmente a segurança desse lixo de cidade..a sim, e prestar contas das vigas desaparecidas…
Ele falou vdds, Eduardo Paes adora uma Obra Bilionária,será prq? Melhorar a situação dos transportes seria prioritário!
Ah…seu linguajar é igual ao do seu Chefe. Vcs se acham intocáveis e inquestionaveis, a população tem o direito de questionar sim,afinal,pagamos Impostos.
Tanta coisa importante a ser feita e esse sujeito inventando moda. Aliás já acharam as vigas da perimetral que sumiram?
Pensando na eleição para governador procura obras, até importantes mas não prioritárias, que apareçam na mídia, esquecendo o básico com varrer a rua, tapar buracos, fiscalizar bares com barulho excessivo, invasão de calçadas, roda de música que varam a madrugada etc
👏👏👏👏👏👏👏
Exatamente!
Como um homem desses ainda é prefeito, devem ser as urnas eletrônicas que têm vontade própria, pois ele está muito seguro de que será governador, pois as urnas vão dar a ele o governo do estado.
Ele tem primeiro é que ocupar os espaços tomados por meliantes nas comunidades dominadas ao invés de criar mais espaços pra dominação do tráfico, ainda mais no centro da cidade onde ele gerou decadência com livre ação e ocupação de meliantes, drogados e moradores de rua. O Estado do Rio com ele governador vai acabar 🤬
Mais um comentário excelente que vou aplaudir.
Vejam a mentira do estádio do Fla às vésperas da eleição.
Arrumou um terreno que foi um verdadeiro presente de vascaino. Detalhe: não torço para nenhum dos dois. Apenas, se concretizada, será a obra mais cara de todos os estádios do Brasil
👏👏👏👏
Isso e função do estado.
Gente concordo com extensão da ponte Rio Niterói porém é obra FEDERAL nada haver com o município, a prefeitura não vão combater bandido isso é função do ESTADO.
Sou morador do bairro, aprecio as mudanças, porém derrubar um viaduto que funciona, para fazer predios sem motivo… é mais uma obra eleitoreira e vai cair na mão da iniciativa privada… muito dinheiro na mão de investidore que estarão se isentando de impostos… e mais um vez o povo aplaude a perda de seus patrimonios público e hisforicos … antes vem com um projeto de mudanças BRT, estádio Flamengo, VLT… o custo disso tudo poderia ampliar a malha ferroviária e do Metrô, transpote de massa que funciona e esta sufocada
E com um detalhe: será que ele sabe que é impossível fazer um mergulhão ali? Afinal, passam por ali os túneis das linhas 1 na altura do terreirão do Samba e da extensão da linha 2 na rua Frei Caneca.
Fazer pontes lingando municípios não é competência da prefeitura. Eduardo Paes, ou qualquer outro prefeito não vai resolver esse problema. A pessoa tem que buscar informação. Está equivocada.
Precisa urgentemente pensar em soluções de moradia digna para as comunidades carentes e deixar esses mega projetos de destruição/ construção caríssimos pra uma outra etapa futura.
O Sr alcaide do Rio não se interessa pelo povo, mas sim em projetos pra sua candidatura a cargo político e apoiar o barba. Tantos bairros do Rio precisando de muito mais atenção com problemas muito maiores e ele vem com esse plano pra ajudar bicheiro dono de escola de samba.
Como um homem desses ainda é prefeito, devem ser as urnas eletrônicas que têm vontade própria, pois ele está muito seguro de que será governador, pois as urnas vão dar a ele o governo do estado.
Só aumentando o processo de gentrificação e apagamento histórico da Pequena África. Paes é o Pereira Passos do século XXI. 🤬
Concordo c expansão da ponte, porém c já foi dito, é obra federal, combate ao crime organizado, é de gestão estadual e federal. O Paes é empreendedor e tem mudado a cara da cidade do Rio há décadas, ninguém é perfeito, é claro, porém ele vem transformando e resignificando áreas degradadas q nenhum prefeito jamais sequer tocou, vide Crivela, q apenas afundou a cidade em dívidas s nada construiu. O cidadão carioca, ao invés de apenas criticar, deveria contribuir de forma participativa e engajada nas ações q são propostas, e definitivamente entender q político nenhum, resolverá todos os problemas sozinho.
Ele fazer coisas pra melhorar a cidade é sempre bem vindo, e diga-se de passagem só ele que faz mesmo. O César Maia começou bem e depois virou blogueiro, o. Crivella que Deus nos livre daquilo. O que ele anuncia será bem vindo, agora precisa olhar a ordem pública porque está um horror! Quem vai a Madureira sabe que aquilo é uma zona, a cidade tem pontos com muita sujeira mas o povo que é porco. O BRT está se expandindo e ajudando milhares de pessoas. O Centro assim como os shoppings tem lojas fechadas por conta da pandemia e vendas dos Chineses pela internet.
Esse lazarento não para, não aguento mais engarrafamento. Tudo obra pra gringo ver, os trabalhadores estao se lascando, conduções cada vez mais cheias, trânsito cada vez pior e o cara nao para… lazarento.
A constituição Federal é clara uma pessoa não pode pagar por erros de outra pessoa hoje em dia tudo é que nós devemos aos negros, que tantas dívidas são essas temos escravidão até hoje negros, brancos, drogados e assalariados com R$ 1.520,00 dá um tempo biblioteca para uma geração que não está nem aí.