O prefeito Eduardo Paes (PSD) segue acendendo velas para todos os santos — ou melhor, para todos os fiéis. Em despacho no último dia 1º, a Prefeitura do Rio aprovou um patrocínio de R$ 350 mil para a realização do “Auto da Paixão de Cristo 2025”. O valor será destinado à Mitra Arquiepiscopal do Rio, responsável pela execução do evento.
O “Auto da Paixão de Cristo” é uma encenação teatral tradicional promovida pela Arquidiocese do Rio, que representa os últimos momentos da vida de Jesus Cristo. O evento ocorre anualmente na Sexta-feira Santa, nos Arcos da Lapa, no Centro da cidade.
Em janeiro deste ano, os católicos já haviam recebido outro apoio do prefeito, com a liberação de R$ 300 mil para a Festa de São Sebastião 2025, também direcionado à Mitra Arquiepiscopal do Rio. Vale ressaltar que recentemente o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra Paes, por supostamente favorecer o público evangélico.
Ainda no campo religioso, em outro gesto voltado aos evangélicos, no dia 15 de dezembro de 2024, Paes anunciou a construção do primeiro centro temático do município, “A Terra Prometida”. O centro será instalado em Santa Cruz, na Zona Oeste, no local onde atualmente funciona a Cidade das Crianças Leonel Brizola. O novo equipamento será inspirado na cultura evangélica.

POR LUCAS LUCIANO e FÁBIO MARTINS