Anunciado como parte do Plano Verão 2025/2026, o plano de obras para desassorear o Rio Acari, na Zona Norte, foi apresentado oficialmente pela Prefeitura do Rio neste fim de semana. Em postagem nas redes neste domingo (23), o prefeito Eduardo Paes (PSD) prometeu uma intervenção em um trecho de quase 4 km para combater o histórico de enchentes e inundações que costuma atingir a região em períodos de chuva.
Neste sábado (22), o vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) visitou o local onde as ações devem começar e reiterou que a obra, prevista para ser realizada ao longo de três anos, irá começar no primeiro semestre de 2026.
“Vamos começar a dragagem para prevenir e minimizar o problema já para o próximo verão. O prefeito Eduardo Paes, em parceria com o governo federal, já garantiu os investimentos para essas obras de infraestrutura”, disse Cavaliere.
Com investimento de R$ 430 milhões, desassoreamento da Bacia do Acari faz parte do PAC
Segundo a Prefeitura, serão investidos mais de R$ 430 milhões nas ações de drenagem, saneamento e contenção do Rio Acari. A intervenção no trecho faz parte do pacote de obras que contam com recursos federais, através do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O financiamento da ação foi aprovado pela Câmara do Rio em setembro.
A expectativa é que moradores de nove bairros, como Fazenda Botafogo e Jardim América, sejam beneficiados com a obra. “Um dos maiores problemas que a gente tem [nessa região] são as enchentes, as inundações. Essa bacia hidrográfica representa 10% do território do município. Temos 20% da população na região da Zona Norte”, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson Santos, que também esteve no leito do Rio neste sábado (22).
A primeira etapa vai requalificar uma das margens do Rio Acari no trecho em que ele encontra o Rio Pavuna. A segunda fase de obras só deve começar em meados de 2026. Durante as ações, a prefeitura também espera retirar cerca de 300 mil toneladas de lixo no leito da bacia.

