As chuvas que atingiram o Rio neste fim de semana afogaram o orgulho dos governantes, bem no comecinho do ano eleitoral.
O governador Cláudio Castro (PL) abandonou as férias em Orlando, nos Estados Unidos, e está desembarcando no Rio, nesta manhã, para assumir o controle do estado. Correu de volta para casa, depois de ter dito, no Instagram, que coordenava as secretarias e órgãos estaduais à distância. Foi duramente criticado e virou até meme.
Mas quem estava aqui e pôs os pés na lama também não escapou. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), que já rodava as regiões mais atingidas ainda de madrugada, levou muitos puxões de orelhas nas redes sociais. Assim como os comandantes das cidades da Baixada Fluminense.
Moradores e seguidores não perdoam o fato de, ano após ano, sofrerem com as enchentes — e nada ser resolvido em definitivo. A culpa é sempre das “imprevisíveis” chuvas de verão.
Paes, pelo menos, não foi xingado nas ruas e gravado em vídeos que ganharam o mundo. O alcaide de São João de Meriti, Doutor João Ferreira Neto, não teve a mesma sorte. Ele enfrentou momentos para lá de tensos no bairro Engenheiro Belford — e as imagens do momento em que foi hostilizado e xingado por moradores viralizaram.
Os mais exaltados gritavam que o prefeito só tinha visitado o bairro, antes, para pedir votos.
Em algumas das visitas às áreas atingidas, Doutor João teve a companhia dos deputados estaduais Giovani Ratinho (SDD) e Valdecy da Saúde (PL) — e este, por coincidência ou não, é o seu preferido para a eleição de outubro.
Não há registros de que tenha aproveitado a tragédia para pedir votos — mas também não consta que teve a oportunidade.
.
Aposentados e pensionistas de São João de Meriti não receberam o 13°, essa é um bom momento para o Dr João Ferreira Neto nos pagar, afinal a perda de muitos foi grande.