Devido à operação policial iniciada nas primeiras horas desta terça-feira (13), no Complexo da Maré, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tiveram as atividades afetadas. A interdição de vias expressas como as linhas Amarela, Vermelha e a Avenida Brasil agravaram a situação.
A UFRJ determinou que não haja aplicação de provas e avaliações e não sejam cobradas presenças dos estudantes e servidores técnicos-administrativos em educação nesta terça. A medida se estende aos campi da Cidade Universitária, Praia Vermelha, Centro e Caxias.
Já a Fiocruz, por sua vez, mobilizou atividades remotas nesta terça, sendo mantidas em regime presencial apenas as atividades essenciais. O acionamento do plano de contingência no Campus Manguinhos-Maré, de forma preventiva, acontece no mesmo dia em que está prevista a mobilização integrada pela agenda de enfrentamento à violência armada do Rio de Janeiro, da qual a Fiocruz faz parte.
Chefe do tráfico é morto em operação da PM na Maré
Um dos criminosos mais procurados do Estado do Rio, Thiago da Silva Folly, conhecido como TH, foi morto, na madrugada desta terça, durante uma operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no Complexo da Maré, na Zona Norte da capital. Além disso, um trecho da Linha Amarela, na altura da Maré, teve que ser fechado novamente por volta das 7h30, e outros dois homens foram baleados.
Considerado um dos chefes do Terceiro Comando Puro (TCP), TH era apontado como uma das principais lideranças do tráfico de drogas no estado e vinha sendo monitorado havia oito meses. Segundo a Polícia Militar, ele foi localizado em um “bunker” no Morro do Timbau. Após intenso tiroteio, foi encontrado morto pelos agentes.
O Corpo de Bombeiros informou que dois homens foram baleados durante o confronto: Diogo Santos, de 27 anos, e Valfrido Rodrigues, de 41. Ambos foram socorridos e levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Até o momento, não há informações confirmadas sobre as circunstâncias em que foram atingidos, nem sobre o estado de saúde deles.