Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) realizaram, nesta segunda-feira (9), a “Operação Clearance”, contra um grupo acusado de aplicar golpes em uma rede de lojas de departamentos brasileira. Ao todo, foram 10 mandados de busca e apreensão na Zona Norte da capital e na Região dos Lagos.
De acordo com as investigações, o grupo é chefido por um casal que furtava peças de roupa para vendê-las na internet a preços abaixo dos praticados nas lojas. Foi apurado ainda que eles criaram três perfis nas redes sociais para realizar encomendas e captar clientes.
Segundo as investigações, os furtos ocorriam nos provadores das lojas. Para não levantar suspeitas, os autores buscavam os estabelecimentos para realizar trocas de produtos comprados legalmente. O grupo deixava o local com as roupas trocadas, além de outros produtos de maior valor escondidos em bolsas. Para realizar as transações, eles chegaram a utilizar um CPF falso.
Os crimes já causaram um prejuízo superior a R$ 1 milhão à rede de lojas, e o grupo teria agido também nos estado de São Paulo e Minas Gerais. A especializada também solicitou o bloqueio dos perfis e o sequestro dos bens dos acusados. A “Operação Clearance” recebeu esse nome por significar queima de estoque ou limpa-estoque.