A megaoperação das polícias Militar e Civil em comunidades dominadas pelo Comando Vermelho (CV), realizada nesta terça-feira (27), já tem sete suspeitos mortos, dois PMs feridos e cinco presos. Mais de 20,5 mil estudantes de escolas municipais estão sem aulas.
O objetivo da ação é capturar lideranças da facção criminosa, que, segundo a PM, promove a maior parte dos conflitos armados e tentativas de expansão territorial na capital e no interior do estado.
Agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) atuam nos complexos da Maré, Alemão e Penha; Juramento, Juramentinho e Ipase, em Vicente de Carvalho; Flexal, em Inhaúma; Guaporé, Tinta e Quitungo, em Brás de Pina e Cordovil, todos na Zona Norte. Na Zona Oeste, a ação é na Cidade de Deus.
Mortes em São João de Meriti
Ainda na madrugada, policiais entraram em confronto com criminosos armados que saíam do Complexo da Penha, com destino à Comunidade do Trio de Ouro, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Quatro homens estavam em um carro e foram atingidos. Eles chegaram a ser levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jardim Íris, mas não resistiram.
Com eles, foram apreendidos dois fuzis calibre 7.62, quatro carregadores, dois rádios comunicadores e uma capa de colete balístico, além do carro, que era roubado. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF).