Uma operação realizou, na manhã desta terça-feira (13), a demolição de um condomínio com 40 construções irregulares no Complexo da Maré, Região Norte do Rio. Entre os imóveis há casas de luxo, equipadas com piscinas e equipamentos de alto valor de mercado.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) realiza a operação em parceria com a Força-Tarefa de Enfrentamento à Ocupação Irregular do Solo Urbano, do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público Estadual (MPRJ).
Os imóveis ficam na comunidade Parque União. A atuação do Gaeco tem como objetivo apurar eventuais indícios da prática de crimes ambientais e de organização criminosa, entre outros, com objetivo de promover a responsabilização criminal dos autores das construções irregulares e dos crimes ambientais.
Parte dos imóveis chega a ter seis pavimentos, porém, 90% deles ainda estão em fase de alvenaria e totalmente desocupados. Eles foram erguidos sem nenhuma autorização da Prefeitura e não possuem responsável técnico pelas obras.
De acordo com investigações da Polícia Civil, as construções irregulares são resultado de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas local. No início de julho, agentes da SEOP estiveram no local e notificaram todas as estruturas.