A Prefeitura de Niterói, Região Metropolitana do Rio, realizou, na noite desta sexta-feira (28), uma blitz para fiscalizar motos barulhentas, na Rua Santa Rosa. O objetivo foi combater os chamados “rolezinhos” e motos sem escapamento que perturbam os moradores.
A operação fiscalizou 111 motocicletas, 29 foram autuadas por diversas infrações e sete foram rebocadas. A fiscalização buscou identificar a prática de alterar as características dos veículos sem permissão, especialmente em relação aos escapamentos que aumentam o nível de ruído.
A operação durou cerca de duas horas e foi uma ação integrada com comando da NitTrans e participação da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), 12º Batalhão da Polícia Militar e do Programa Segurança Presente.
Desde 18 de março, já houve ações no Badu, Fonseca, Ingá, Centro e Icaraí. Durante as ações, também são verificadas outras irregularidades como problemas na documentação, a falta do capacete e calçados inadequados. A população pode auxiliar as ações indicando, pelas redes sociais da NitTrans, locais para possíveis abordagens aos motociclistas.
A operação tem caráter educativo e reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito. A blitz contra motos barulhentas é respaldada pela Lei Municipal 3.661/2021, que autoriza o executivo a combater a emissão excessiva de ruídos sonoros provenientes de escapamentos de veículos.
Motocicletas com escapamentos alterados ou equipadas com dispositivos que ampliam o som são passíveis de multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Demorou mas enfim chegou a hora de combater a galera do barulho.
Parabéns Prefeito de Niterói. O do Rio deveria seguir este exemplo também.
O fato é que esses indivíduos não devem ter nem carteira de habilitação e IPVA em dia, e não vão pagar a multa.
Tem que haver uma conscientização da população de não comprar no comércio/serviços que fazem entregas com esse tipo de gente., obrigando os prestadores de serviço a selecionar.
Parabéns a Nittrans e demais envolvidos , esse tipo de operação tem que ser contínuo