Forças de segurança do Estado do Rio deflagraram, nesta segunda-feira (15), uma operação conjunta para tentar sufocar o crime organizado na Zona Oeste da capital. Equipes atuam, desde a madrugada, em 10 comunidades e seis bairros da região.
A ação batizada de Ordo, que significa ordem, conta também com o apoio da Prefeitura do Rio e das concessionárias de energia, água e gás, além de operadoras de serviços de telecomunicações e Guarda Municipal.
Entre as ações realizadas até o momento está a remoção de barricadas na Cidade de Deus. Tropas das polícias Civil e Militar, além de agentes do Segurança Presente, e da Seap (Divisão de Recaptura e de Inteligência) percorrer a localidade para prender crimnosos.
O Governo do Estado destacou que as regiões são alvo de disputa territorial entre criminosos rivais. O objetivo da operação Ordo é realizar uma ação estruturada de segurança pública.
Um suspeito foi preso pelos agentes na comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes. Também foram apreendidos uma pistola Beretta 9mm com 15 munições, 102 papelotes de maconha e dinheiro em espécie.
Criminosos que tentavam fugir do cerco policial formado pela ação, na Zona Oeste, abandonaram um carro na Linha Amarela e fugiram para na altura da saída para a Avenida Geremário Dantas, em Jacarepaguá.
No veículo, agentes localizaram três granadas que foram periciadas e desativadas pelo Esquadrão Antibombas da Polícia Civil. O carro e os artefatos foram levados para a 41ª (Tanque).
Além disso, o Detran integra o grupo de agentes que está levando serviços e fiscalização para as comunidades e vias próximas aos territórios retomados nesta manhã com a ação estruturada Ordo. Na Rua Cândido Benicio 3528, no Tanque, três motocicletas e um automóvel foram recolhidos por falta de licenciamento e mau estado se conservação.