A operação “Ostentação/Luxo sob suspeita” está nas ruas de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, na manhã desta quarta-feira (4), para desarticular uma quadrilha de clonagem de veículos. Policiais civis da 134ª DP (Campos dos Goytacazes) e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público coordenam os trabalhos, em conjunto.
O objetivo é cumprir 14 mandados de busca e apreensão. De acordo com as investigações, além da clonagem o grupo atuava na revenda de peças de automóveis. As equipes apreenderam quatro automóveis, joias, aparelhos de telefone celular e computadores.
As diligências foram realizadas nos bairros Calabouço, Jardim Carioca, Parque Vicente Gonçalves Dias, Parque Guarus, Parque São Caetano, Parque Presidente Vargas, Parque Santa Helena, Parque Alvorada e Parque São Benedito, em Campos. Uma empresa de reciclagem, no distrito de Guarus, investigada como fachada para dissimular a origem dos bens ilícitos, também foi alvo da operação.
As investigações começaram em setembro deste ano e apuram os crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, receptação, adulteração de sinal de veículo automotor, entre outros. De acordo com a 134ª DP, os integrantes do grupo, são todos de uma mesma família ou possuem uma ligação.
Eles aplicavam golpes financeiros por meio da aquisição de carros em leilão, em que receptavam e utilizavam peças de origem suspeita para montagem desses automóveis. Em seguida, os suspeitos vendiam esses veículos por valores astronômicos, gerando lucros significativos.