Nova Iguaçu terá R$ 49 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção de piscinões que vão ampliar a capacidade de drenagem da cidade, reduzindo alagamentos e protegendo a população durante o período de chuvas de verão. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18), em Brasília, durante encontro do prefeito Dudu Reina (PP) com o presidente Lula (PT), na cerimônia de lançamento dos projetos habilitados de drenagem e contenção de encostas.
Para o prefeito, a inclusão da proposta de Nova Iguaçu representa um avanço decisivo para o município.
“Com a construção dos piscinões, vamos ampliar a capacidade de drenagem em diversos pontos da cidade e reduzir os riscos de alagamento. Essa é uma conquista muito importante para o povo iguaçuano, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal”, destacou.
As obras vão possibilitar a retenção de grandes volumes de água, diminuindo os impactos das enchentes em áreas críticas e garantindo mais segurança para milhares de moradores. O recurso integra um pacote federal de infraestrutura urbana destinado a municípios que enfrentam desafios relacionados a enchentes e mudanças climáticas.
O próximo passo será a realização de estudos técnicos e de planejamento. A previsão é que os piscinões sejam construídos em trechos da Via Light que cortam bairros afetados por enchentes, como Centro, Luz, Santa Eugênia, Ouro Verde, Valverde, Jardim Nova Era e outros, além do Aeroclube. Os projetos executivos serão elaborados pela Coppe e pela Fundação Universitária José Bonifácio, ambas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A expectativa é de que as obras tenham início no primeiro semestre de 2026.

Outras ações da Prefeitura de Nova Iguaçu contra as cheias
A iniciativa se soma às ações já realizadas pela Prefeitura de Nova Iguaçu na prevenção de enchentes. Desde 2021, o Rio Botas passou por obras de canalização, que ampliaram a calha de sete para 14,5 metros em um trecho de 1,4 km entre a Rua dos Quartéis e a Avenida Bernardino de Melo, além de aumentar a profundidade de 1,5 para 4 metros. Para viabilizar o serviço, a Secretaria municipal de Infraestrutura removeu quase 400 construções irregulares às margens do rio, reassentou 335 famílias em novas moradias e indenizou outras 61. Paralelamente, a prefeitura realizou a limpeza de rios, canais e bueiros.
A eficiência plena da canalização do Botas, no entanto, depende da execução do Projeto Iguaçu, orçado em R$ 1 bilhão, que necessita da participação do Estado e da União. O plano prevê a construção de barragens e reservatórios, entre outras intervenções estruturais, com o objetivo de conter o transbordamento do rio. A obra deverá contemplar a região desde a foz na Baía de Guanabara, em Duque de Caxias, passando por Belford Roxo até Nova Iguaçu, beneficiando cerca de três milhões de pessoas em seis municípios da Baixada Fluminense.

			
			
                                
                             
		
		
		
		
Os corruptos vão deitar e rolara .anota aí. Dinheiro
Algo que deveria ser feito durante o inverno, outono e a primavera, deixam para programar o início, para o primeiro semestre de 2026. Quanto as obras de alargamento do Rio Botas, e o aprofundamento de 1, 5 para 4 metros, entre as ruas dos quartéis, e a Bernadino de Melo, que vem sendo mantida desde 2021, é uma surpresa para mim, pois nos dois últimos anos, tivemos transbordamentos, que derrubaram até o muro da Supervia na altura do mercado assai, e obrigaram moradores que residem nos condomínios a margem da Bernardino de Melo, a demolirem o muro, facilitar o escoamento da água…Essa obra devia ser priorizada, a dos montes de viadutos, erguidos no trecho entre Nova Iguaçu e Comendador Soares…A oferta de travessia por esse meio, é maior que a demanda, e podem ter certeza, que nas enchentes, será usado como abrigo por moradores afetados pelos transbordamentos…O município a muito não tem um prefeito, e sim um ocupando da cadeia
Onde tem o piscinão não tem vazamento pois as manilhas são pequenas e as casa que construíram em cima das manilhas dificulta a limpeza das mesma .
Onde tem o piscina transformou em descarrego de lixo de obrar os moradores contribui para o lixão em volta do piscinão da Via light bairro Jardim Jasmim com Bairro Jardim Lumar
Que Deus me permita viver ainda mas pra mim pode ver isso!!
Pq o centro de Nova Iguaçu é uma vergonha, entra prefeito saí
prefeito não acontece nada!!?