Em publicação feita no Diário Oficial desta terça (28), Dia do Servidor Público, o prefeito Eduardo Paes (PSD) decretou a criação de um projeto para evitar o endividamento de pessoas que trabalham em órgãos do município. O Programa de Educação Financeira, Tratamento e Prevenção do Superendividamento do Servidor (PETPS) prevê medidas para ensinar o uso responsável de crédito e mediar renegociação de dívidas.
A iniciativa é válida para servidores públicos municipais ativos e inativos, empregados públicos, aposentados e pensionistas. O projeto quer promover capacitação em educação financeira para servidores com aulas presenciais e online de finanças pessoais, orçamento doméstico, uso consciente do crédito e outros assuntos.
Projeto prevê medidas para servidores já endividados
Também estão previstas ações de apoio a quem já se encontra endividado, com mediação e orientação para renegociar dívidas dentro do limite da margem consignável. A prefeitura também se propõe a estimular a cooperação com bancos e instituições financeiras para melhorar as condições de crédito e facilitar a possibilidade de portabilidade ampla de empréstimos consignados entre diferentes instituições.
O Programa será coordenado e regulamentado por um Comitê Gestor, composto por representantes das secretarias de Administração e Fazenda, da Procuradoria-Geral do Município e da Previ-Rio. Eles vão definir normas de conduta, funcionamento e transparência do serviço, além de regras de crédito consignado.
A medida já entrou em vigor e deve ser regulamentada nas próximas semanas.




Que finanças temos parabéns sermos educados no contexto?
Salário defasado, vr ridículo, passagem também e trabalho exaustivo. O que resta do meu pagamento é do Santander, não preciso de curso algum pra entender isso.
Este Alcaide está se mostrando um tremendo fanfarrão. Não deu até hj o reajuste dos salários dos servidores municipais e quer falar em Educação Financeira? Contando isso em Portugal, seria piada pronta, rs
Cadê o dinheiro do acordo e resultado?????
O PREFEITO DO RJ, QUE TEM QUE GANHAR ESE CURSO DE FINANÇAS POIS ,GOSTARIA DE SABER SE ELE CONSEGUE SUSTENTAR SUA FAMILIA COM O VENCIMENTO DE: 1.612,89 O QUAL O FUNIONARIO DE ESCOLA COM MAIS DE 25 ANOS RECEBE! E AINDA TEM CORAGEM DE DIZER QUE O SERVIDOR GANHA BEM? VERGONHA…
Se o nosso “amado prefeito”, respeitasse e cumprisse o prometido, não estaríamos nessa situação de endividamento. Isso é uma tremenda falta de compromisso e caráter com quem confiou no SENHOR.
Prefeito que não reajusta os servidores, que os desvaloriza e agora quer ensinar educação financeira. Ele com certeza não terá meu voto e falarei pra todos e todas que eu puder pra que não elejam mais esse cara
Isso é uma falta de respeito com a categoria. Esse prefeito está sempre nos humilhando e ainda tem funcionário público municipal que vota nele. Tenho raiva é de quem colocou o Paes pela 4ª vez na prefeitura, mesmo sem ele ter feito NADA de bom para nenhum trabalhador. A gente perdeu até o direito de comprar imóvel com o Previ-Rio.