A Prefeitura de Niterói irá reformar o prédio da Cantareira, em São Domingos, Região Central da cidade, por R$ 39,5 milhões. A homologação da licitação, realizada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), foi publicada no Diário Oficial do último sábado (9).
A empresa vencedora foi a Conteck. O prazo para a execução da obra é de um ano e meio e o governo municipal destacou que o valor contratado foi cerca de 3% menor do que o estimado inicialmente no edital, que era de R$ 40,8 milhões.
O prefeito Axel Grael (PDT) assinou a desapropriação da Estação Cantareira em dezembro de 2022. Contudo, ao longo de um ano e meio, o local acabou sendo alvo de vandalismo como, por exemplo, pichações enquanto aguardava o início da execução do projeto de revitalização.
Segundo a prefeitura, o local vai sediar um distrito criativo que vai promover o desenvolvimento de atividades de economia criativa, e terá uma escola para formação e capacitação com destaque para o audiovisual e a gastronomia.
Tombado por meio de lei municipal, o prédio faz parte do conjunto arquitetônico e histórico do de São Domingos. O prédio é vizinho à Universidade Federal Fluminense (UFF) e a localidade é um dos principais redutos boêmios da cidade, tendo o apelido de “Lapa niteroiense”.