Niterói teve uma madrugada de furtos de hidrômetros na Região Central da cidade, nesta terça-feira (29). Pelo menos cinco equipamentos foram levados por bandidos na Ponta D’Areia e um no Fonseca, que fica na Zona Norte. A concessionária Águas de Niterói já vinha alertando para a alta de casos.
A maior parte dos casos aconteceu na Rua Silva Jardim. Moradores acordaram, já durante a manhã, com os compartimentos dos hidrômetros abertos e vazando água. Equipes da polícia estiveram no local para buscar informações que ajudem a descobrir quem é o ladrão.
No último dia 14, a Águas de Niterói divulgou aumento significativo nos furtos de hidrômetros na cidade. Entre janeiro e setembro deste ano, mais de 700 equipamentos foram furtados, em comparação com cerca de 320 no mesmo período do ano passado, o que representa um crescimento de 116%.
Bairros com mais casos
Os bairros de Santa Rosa, Icaraí, Centro, Fonseca, Barreto e Largo da Batalha concentraram mais de 81% dos casos em 2024. A concessionária encaminhou ofícios aos principais órgãos de segurança, solicitando apoio na fiscalização dos ferros-velhos da cidade, para coibir a receptação do material furtado.
O mês de setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, apresentou um aumento alarmante de 614% nos furtos, com maior incidência nos bairros do Centro, Fonseca e Engenhoca.
Como denunciar
O furto de hidrômetros é crime sujeito às penalidades previstas no Código Penal, conforme a Lei 155, com penas que variam de um a quatro anos de reclusão, além de multa.
Clientes que identificarem furto de hidrômetros podem entrar em contato por um dos canais de relacionamento da concessionária: WhatsApp (21) 97211-8064, aplicativo Cliente Águas, ou 0800-723-1222.