A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, lançou o programa Nave Decola, que vai oferecer cursos e oficinas gratuitas nas Naves do Conhecimento em 2026, com foco em tecnologia, inteligência artificial, games e qualificação profissional.
O programa oferece desde cursos de informática básica e inclusão digital até treinamentos em programação, robótica, criação de games, design, fotografia, educação financeira e empreendedorismo.
As atividades acontecem nas 12 Naves do Conhecimento, localizadas em bairros estratégicos como Engenhão, Campo Grande, Santa Cruz, Realengo, Triagem, Pavuna, Penha e Nova Brasília, além de 3 Naves Satélites, próximas a essas unidades, e 18 Navezinhas Cariocas, distribuídas por diferentes regiões da cidade.
Parcerias com instituições como Senai, Sesi, PUC-Rio, IFRJ e Senac permitem que os cursos sejam reconhecidos pelo MEC e pelo Ministério do Trabalho, incluindo capacitação em inteligência artificial e empreendedorismo.
Naves incentivam jovens que querem se profissionalizar no meio dos e-sports e da tecnologia
Jovens interessados em jogos competitivos também poderão participar de campeonatos de e-sports, com equipes formadas em unidades como Engenhão, Campo Grande e Santa Cruz.
Em 2025, as Naves já realizaram mais de 493 mil atendimentos, ofereceram quase 6 mil cursos e oficinas e emitiram 68 mil certificados para os participantes.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.

