Na retomada dos trabalhos após o feriadão, a Câmara de Vereadores vai debater a situação dos imóveis abandonados no Rio. Pedro Duarte (Novo), presidente da Comissão de Assuntos Urbanos (CAU), convocou a audiência pública. Segundo o gabinete do parlamentar, de 783 imóveis vistoriados na cidade, 107 estavam vazios, 109 subutilizados e 112 não encontrados ou demolidos para obra.
O levantamento foi feito entre julho de 2021 e outubro de 2023 e uma síntese maior do relatório será disponibilizada durante a audiência, marcada para quinta-feira (24), às 10h. Já a Prefeitura do Rio deverá apresentar propostas para solucionar o problema dos imóveis abandonados na cidade.
A medida vem sendo estudada pela equipe do prefeito Eduardo Paes (PSD), que chegou a ligar para Pedro Duarte pedindo o adiamento da audiência do dia 31 de março para esta semana.
Imóveis abandonados em grave deterioração
Além da expectativa em relação às propostas da prefeitura, a audiência pública pretende debater, com profundidade, o tema em torno do estado de grave deterioração de muitos prédios históricos na cidade, especialmente no Centro, e o risco que eles representam para a segurança de motoristas e pedestres.
Por esse motivo, também foram convidados integrantes da sociedade civil, tais como: o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea), o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Rio de Janeiro (Ibape), a Firjan e a organização S.O.S Patrimônio.
“Imóveis abandonados não são apenas um problema físico. Simbolizam oportunidades desperdiçadas e desafios que podemos superar com criatividade e diálogo. Essa audiência será uma boa oportunidade para debatermos com a prefeitura e com entidades da sociedade civil soluções para um problema que se arrasta há décadas sem solução” afirmou Duarte.
Além de Pedro Duarte, integram a Comissão Permanente de Assuntos Urbanos os vereadores Zico (PSD) e Átila Nunes (PSD), vice-presidente