O Ministério Público do Rio (MPRJ) instaurou um inquérito civil na quarta-feira (30) para investigar reclamações de consumidores que enfrentam dificuldades para cancelar o serviço “Serasa Premium”. O produto é oferecido pela empresa Serasa Experian.
A investigação teve início após uma denúncia na ouvidoria do ministério, que aponta que a empresa não fornece informações claras sobre os procedimentos de cancelamento e cria obstáculos para a interrupção do serviço.
A Promotoria já solicitou informações ao Procon, à Secretaria Nacional do Consumidor e à plataforma consumidor.gov para saber se há outras queixas semelhantes registradas contra a empresa investigada. Os órgãos têm 20 dias para responder.
A empresa também foi notificada e deve prestar esclarecimentos, no mesmo prazo, sobre o contrato e as políticas de cancelamento do serviço, além das orientações passadas nos canais de atendimento eletrônico.
A Serasa é uma empresa que presta serviços a consumidores e empresas, atuando na gestão de crédito e no fornecimento de informações para decisões financeiras.