O Ministério Público estadual denunciou, nesta terça-feira (01), oito pessoas que xingaram, empurraram e atacaram, com garrafas, pedras e ovos, a deputada estadual Marina do MST, em agosto de 2023. Os crimes foram praticados durante um encontro marcado, pela deputada, com a população de Lumiar, distrito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
A Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo denunciou Jailton Barroso Eller, por incitar publicamente a prática de crime; Wanderlei Araujo, Leandro Nascimento Longo, Manoel João Leal, Marcos Halley da Silva Klein, Aderlã de Oliveira Frez, Maria Conceição Costa e Samara Thuller de Oliveira, por injúria real e constrangimento ilegal.
De acordo com a denúncia, um dia antes do evento, por meio de um aplicativo de mensagens, Jailton conclamou que pessoas comparecessem ao local para impedir a realização do encontro da deputada — que, segundo ele, iria invadir terras.
Assim, no dia 12 de agosto de 2023, os outros sete denunciados, atendendo ao comando, compareceram ao local, acompanhados de várias outras pessoas não identificadas e passaram a xingar Marina, que foi violentamente empurrada para fora do coreto da praça de Lumiar, local designado para a reunião. Eles também passaram a arremessar líquidos e garrafas na direção da deputada.
Escoltada pela Polícia Militar, a parlamentar e seu grupo tiiveram que seguir até o pátio do posto de policiamento, onde puderam realizar a reunião.
“Note-se que o crime de injúria real foi praticado contra funcionária pública, em razão de suas funções, bem como na presença de diversas pessoas”, diz trecho da denúncia do MP.
A denúncia foi recebida nesta terça-feira (01), pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Nova Friburgo.
“Num um dia como hoje, em que fomos às ruas para a descomemoração dos 60 anos da ditadura militar, a decisão que reconhece o crime contra mim, uma parlamentar sem terra, nos mostra o caminho para a democracia que acreditamos e construímos com os movimentos sociais. Espero que as decisões jurídicas sejam coerentes com os encaminhamentos do excelente trabalho do Ministério Público Estadual e que sirvam para desmobilizar qualquer tentativa de impedir mulheres como eu de estarem em lugares de referência política no nosso estado e no nosso país!”, comemorou Marina.

Esse bolsonaristas derrotados estão por toda parte, onde tem alguém fazendo algo de bom, eles querem transformar em coisa ruim. Gente horrível!!!!