O Ministério Público do Rio (MP) abriu investigação para apurar as circunstâncias das mortes de três pessoas durante uma operação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, realizada no Complexo da Maré, na terça-feira (26/11).
O procedimento investigatório criminal (PIC) foi instaurado na quinta-feira (27) pela Promotoria de Justiça da Capital. Segundo o MP, uma das vítimas, identificada por familiares como vendedor de queijos da região, chegou a ser considerada desaparecida por algumas horas, mas foi posteriormente localizada e reconhecida.
No despacho que determina as diligências iniciais, o MP requisitou registros das câmeras corporais dos policiais envolvidos, laudos de local e de necropsia, Boletins de Atendimento Médico (BAMs), relatórios, termos de declaração e demais documentos já produzidos no inquérito policial. Também foram determinadas oitivas de testemunhas e familiares das vítimas.
A ação da Core foi deflagrada após informações de inteligência indicarem que uma liderança da facção que atua na Maré estaria planejando invadir outra comunidade.

