Militantes do PSOL de Cachoeiras de Macacu, Região Metropolitana do Rio, denunciaram terem sido alvo de um ataque feito por um suposto neonazista, no último domingo (26). O caso aconteceu no estacionamento de um posto de gasolina, às margens da RJ-116, no distrito de Papucaia.
Segundo os integrantes do PSOL, candidatos tinham acabado de fazer uma caminhada pela região, quando foram abordados por um homem. De acordo com o grupo, o autor das ofensas gritava frases de cunho nazista, além de vestir roupas com símbolos supremacistas.
Os integrantes do partido filmaram o momento. Houve troca de agressões. Na sequência, o homem deixa o local, numa moto, sem capacete. Ainda de acordo com os membros do PSOL, o autor também tentou atropelar o grupo. O diretório da legenda informou ter registrado ocorrência na 159ª DP (Cachoeiras de Macacu).
“Entregamos ontem a petição registrando o ocorrido na 159ª DP. A direção estadual do PSOL também encaminhará o ocorrido à chefia da Polícia Civil. Estamos recebendo muitas denúncias contra este jovem, que pelo visto não agia sozinho”, disse Manoel Martins, candidato do partido à Prefeitura da cidade.
O TEMPO REAL perguntou à Polícia Civil se o autor já foi identificado, bem como quais medidas serão colocadas em prática em relação ao caso. A instituição informou que agentes realizam diligências para identificar testemunhas e colher imagens de câmeras de segurança, a fim de esclarecer os fatos.
Outro caso
Esta não é a primeira denúncia de violência durante a campanha de 2024. A ex-deputada Mônica Francisco (PT), candidata a vereadora do Rio, usou as redes sociais, no sábado (24), para relatar um episódio de agressão sofrido por mulheres da sua equipe, enquanto faziam campanha em Copacabana, Zona Sul da cidade, na quarta-feira (21).
Segundo Mônica Francisco, as jovens sofreram intimidação, foram ameaçadas e uma delas chegou a levar uma cotovelada. Além disso, ela relata que o homem quebrou uma bandeira e fugiu. No vídeo divulgado, é possível ver o momento que o homem bate no rosto de uma das mulheres. As duas registraram ocorrência na Deam nesta sexta-feira (23).