A Justiça Eleitoral determinou a remoção de aproximadamente 30 perfis falsos no Instagram, de pessoas que seriam supostos apoiadores do candidato a prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), mas que divulgavam notícias falsas ,com propaganda irregular ou mensagens difamatórias contra outros candidatos para prejudicar o ex-prefeito.
Além da suspensão imediata, a decisão da juíza eleitoral Daniela Ferro Affonso pede que o Facebook, responsável pela rede social, informe os responsáveis pela criação dos perfis falsos, verificando a identidade do usuário.
Uma das mentiras propagadas pelos perfis fala que a Moeda Araribóia foi dada a “moradores de rua” pelo prefeito Axel Grael (PDT), o que é mentira, pois o benefício só é concedido a moradores de Niterói cadastrados em programas sociais.
Mensagens dos perfis falsos foram compartilhadas em grupos de apoiadores do adversário Carlos Jordy (PL).
A ação movida pelo escritório Damian Advogados sustenta que “embora as postagens não sejam ofensivas, os perfis podem causar danos à imagem e à candidatura de Rodrigo Neves.
“O cidadão comum, ao se deparar com essas postagens, pode facilmente ser levado a erro e concluir que o conteúdo daquela publicação é de autoria do representante”, diz trecho.